O que você sabe

informações são necessárias

Perguntas importantes

Onde fala de Sísera na Bíblia?

Quem é Sísera na Bíblia?

Sísera era chefe do exército de Canaã, no reinado de Jabim. Juntamente com este rei oprimiram os israelitas durante 20 anos. Ele tinha uma reputação como um guerreiro invencível, embora ainda jovem.

O que aprendemos com Débora e Jael?

No texto, Débora exerce a liderança oficial das tribos e convoca os homens à guerra. Já Jael, que não estava inserida nas tribos israelitas, exerce liderança de forma difusa, sendo inclusive, responsável pela morte do comandante do exército inimigo do povo israelita.

Quem foi a juíza Débora na Bíblia?

Débora era uma profetisa, uma líder israelita que foi inspirada pelo Senhor. Seu povo tinha parado de guardar os mandamentos do Senhor e os cananeus governavam sobre eles. Depois de 20 anos, os israelitas começaram a orar ao Senhor por ajuda. O Senhor ouviu a suas orações.

Foi responsável pela morte de Sísera na Bíblia?

Foi quando ele caiu em um profundo sono, que Jael cravou uma estaca nas têmporas de Sísera. Essa estaca foi tão profunda que atravessou a sua cabeça e a ponta da estaca ficou encravada no chão daquela tenda, e foi assim que ele morreu.
Em cache

Qual o segredo de Jael?

1 – O segredo de Jael

Sua história está relatada no livro de Juízes, no capítulo 4. A Bíblia diz que por cerca de 20 anos,os filhos de Israel estavam sendo cruelmente oprimidos pelo rei de Canaã. Que tinha sob o seu comando o general chamado Sisera, com um exército numeroso e 900 carros de ferro.

Quantos anos tinha Débora quando julgou Israel?

Deus então usa Débora, uma anciã no alto dos seus 90 anos e ela movida pelo Espirito do Senhor convoca Baraque para uma reunião e determina que ele desça para possuir a terra por inteiro, não apenas as montanhas mas também os vales dominados por Jabim e seus carros de ferro.

O que Jael fazia?

Tudo o que sabemos com certeza, além do relato de sua história, é que ela era beduína e esposa de Heber, o queneu. O nome Jael significa “cabra da montanha”.

Qual foi o pecado de Débora?

Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa. Ela profetizou que uma mulher destruiria os líderes dos inimigos.

Qual foi a oração de Débora?

Débora juíza, temente e fiel, ordenou a baraque prepare israel. Porque o senhor te ordena a ir, e logo baraque lhes respondeu: Se não fores comigo ali eu não vou, então ela disse: contigo irei. Porém a honra será do senhor, porque pra surpresa de muitos ali, que lutando com a espada ali estiver.

O que significa a palavra Sísera?

O nome Sísera é de derivação incerta, mas talvez o seu significado hebraico seja “ordem de batalha”. A Bíblia não traz muitas informações sobre quem foi Sísera. O texto bíblico apenas menciona Sísera como o chefe de um poderoso exército que provavelmente era formado por uma confederação canaanita.

O que motivou o cântico de Débora e Baraque?

Débora, não estava falando dela mesma. Referia-se a Jael, uma camponesa que tirou a vida do comandante das tropas inimigas. Depois da guerra, Baraque e Débora entoaram um cântico, chamado de o “cântico de Débora” onde atribuem a vitória ao Senhor Deus.

Qual era a função de Jael?

Jael ou Yael (em hebraico: יָעֵל, significa capra nubiana) é uma mulher mencionada no Livro de Juízes na Bíblia Hebraica, como a heroína que matou Sísera para libertar Israel das tropas do rei Jabim.

Qual é o significado do nome Jael?

Jael: Significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes”. Em virtude desse acontecimento, o nome reflete coragem, bravura e é um bonito nome especialmente pelo fato de ser classificado como teofórico, dado que tem o nome Deus nele incorporado, o que acontece através do sufixo El, que justamente significa “Deus”.

Porque Débora foi escolhida como juíza?

Além de profetisa, tornou-se juíza de Israel. Ela possuía uma vida exemplar, que lhe dava relevante conceito e popularidade entre os seus compatriotas. “O povo buscava sua sabedoria nas sentenças e nos juízos que proferia”, citou.

O que significa a palavra Jael na Bíblia?

Jael: Significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes”. Em virtude desse acontecimento, o nome reflete coragem, bravura e é um bonito nome especialmente pelo fato de ser classificado como teofórico, dado que tem o nome Deus nele incorporado, o que acontece através do sufixo El, que justamente significa “Deus”.

O que podemos aprender com a vida de Débora?

A Bíblia diz que Débora era uma juíza e não guerreira. Ela não precisaria derramar o sangue de ninguém, ela precisava inspirar confiança aos guerreiros de Israel. Liderar não é somente dar ordens é preciso ser exemplo. Débora mostrou com suas ações que acreditava na vitoria, e arriscou a sua própria vida.

Como Débora se tornou juíza?

O sistema judicial civil era inepto e o exército era fraco para defender as fronteiras. Eles estavam escravizados pelos cananeus. O rei dos cananeus era Jabim e o general do exército era Sísera. Débora se tornou juíza nesse contexto e uma libertadora de seu povo durante a guerra.

Quem foi Jael no livro de Juízes?

Jael ou Yael (em hebraico: יָעֵל, significa capra nubiana) é uma mulher mencionada no Livro de Juízes na Bíblia Hebraica, como a heroína que matou Sísera para libertar Israel das tropas do rei Jabim.